O presidente-executivo da Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp), Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira (9) a demissão em massa de mais de 11 mil pessoas, o que representa 13% de sua força de trabalho — o maior corte de sua história.
“A desaceleração macroeconômica e o aumento da concorrência fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava”, disse Zuckerberg em uma mensagem aos funcionários.
Trata-se do segundo anúncio de demissões em massa entre as gigantes da tecnologia neste mês. No dia 4, o Twitter demitiu metade dos cerca de 7,5 mil funcionários após a aquisição da rede social pelo bilionário Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo no ranking da Forbes.
Lucro caiu pela metade
Segundo a agência Reuters, a Meta, cujas ações perderam mais de dois terços de seu valor, disse que também planeja cortar gastos e estender seu congelamento de contratações até o primeiro trimestre.
O lucro da companhia caiu pela metade no terceiro trimestre – ficou em US$ 4,4 bilhões, queda de 52% em relação ao mesmo período de 2021. Os números foram divulgados em um contexto de estagnação do número de usuários e redução da receita da companhia com publicidade.
Até o final de setembro, a Meta tinha pouco mais de 87 mil colaboradores.
Gastos com o metaverso
Os gastos com metaverso, universo paralelo anunciado como o futuro da internet, preocupava investidores da Meta.
Até agora, em 2022, o Reality Labs, unidade de metaverso, resultou em perdas de US$ 9,44 bilhões em receita, somando-se aos US$ 10 bilhões do ano passado. E a empresa projeta que as perdas crescerão ainda mais em 2023. Os frutos só deverão ser colhidos daqui a uma década.
Zuckerberg defendeu o investimento junto aos acionistas. “Olha, eu sei que muita gente pode discordar desse investimento. Mas, pelo que posso dizer, entendo que isso (o metaverso) vai ser uma coisa muito importante e acho que seria um erro não focarmos em nenhuma dessas áreas”, disse em uma conferência com acionistas.
Leia a íntegra do comunicado enviado aos funcionários:
“Hoje, estou compartilhando algumas das mudanças mais difíceis que fizemos na história do Meta. Decidi reduzir o tamanho da nossa equipe em cerca de 13% e deixar mais de 11.000 de nossos talentosos funcionários irem. Também estamos tomando uma série de medidas adicionais para nos tornarmos uma empresa mais enxuta e eficiente, cortando gastos discricionários e estendendo nosso congelamento de contratações até o 1º trimestre.
Quero assumir a responsabilidade por essas decisões e explicar como chegamos aqui. Sei que é difícil para todos, e sinto muito pelos impactados.
Como chegamos aqui?
No início da Covid, o mundo rapidamente se moveu online e a onda de comércio eletrônico levou a um crescimento maior da receita. Muitas pessoas previram que esta seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o término da pandemia. Eu também. Então, tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, isso não saiu como eu esperava. Não só o comércio online voltou às tendências anteriores, mas a crise macroeconômica, o aumento da concorrência e a perda de sinal de anúncios fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava. Eu errei e assumo a responsabilidade por isso.
Nesse novo ambiente, precisamos nos tornar mais eficientes em capital. Transferimos mais recursos para um número menor de áreas de crescimento de alta prioridade — como nosso mecanismo de descoberta de IA, nossos anúncios e plataformas de negócios e nossa visão de longo prazo para o metaverso. Reduzimos custos em nossos negócios, incluindo redimensionamento de orçamentos, redução de regalias e de nossos gastos imobiliários. Estamos reestruturando equipes para aumentar nossa eficiência. Mas essas medidas por si só não colocarão nossas despesas em linha com nosso crescimento de receita, então eu também tomei a difícil decisão de deixar as pessoas irem.
Como isso vai funcionar?
Não há uma boa maneira de fazer uma demissão, mas esperamos obter todas as informações relevantes para você o mais rápido possível e, em seguida, fazer o que pudermos para apoiá-lo através disso.
Todo mundo receberá um e-mail em breve informando o que essa demissão significa para você. Depois disso, cada funcionário afetado terá a oportunidade de falar com alguém para que suas perguntas sejam respondidas e participem de sessões de informação.
Fonte G1